Doações beneficiaram mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade
redacao@serraempauta.com
25.12.2022 - 12h25min
Cerca de 630 ceias natalinas foram entregues neste sábado (24), para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Restaurante Popular de Caxias do Sul. As entregas contemplaram os bairros Campos da Serra, Canyon, Charqueadas, Esplanada e Reolon, além de 10 associações de recicladores e União das Associações de Bairros (UAB), local em que os moradores em situação de rua puderam almoçar. A entrega das ceias é o resultado de um trabalho conjunto entre a Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o projeto Mão Amiga.
Cada ceia entregue tinha uma ave assada, frutas, arroz à grega, farofa, bombons, panetones, sucos de uva, refrigerantes e biscoitos. O Corpo de Bombeiros Militar também participou da entrega, com balas e doces para as crianças.
O secretário Rudimar Menegotto acompanhou as entregas.
"Esta ação traz muita dignidade às pessoas que se encontram em situação de dificuldade social. Ele é fruto de um esforço de muitas mãos, de muitos voluntários, que traz esperança e dignidade às pessoas que mais precisam, que dificilmente teriam condições de ter uma ceia e de comemorar o espírito do Natal", destaca.
Cristina Fabian Gregoletto, diretora da Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, acredita que os benefícios vão além do alimento.
"Estamos doando ceias natalinas pelo quarto ano seguido e a ação aumenta a cada ano. Não se trata somente do alimento sobre a mesa, mas de toda a questão afetiva que o Natal proporciona", propõe.
Presidente da Associação Mão Amiga, o frei Jaime Bettega credita o sucesso da ação ao trabalho coletivo dos voluntários.
"Esta ação nos enche de alegria e somos muito gratos ao poder público por investir e acreditar nesse ideal, diminuindo a fome das crianças, idosos e de famílias inteiras. Precisamos agradecer à Prefeitura de Caxias do Sul e aos voluntários e parceiros, pois é graças a eles que estamos entregando estas ceias feitas com muito amor e com tudo aquilo que o próprio nome da ceia de Natal pressupõe", frisa.
Daiane Dornelles, moradora do Campos da Serra, foi a primeira a receber a ceia nesta manhã.
"Muitas pessoas não têm condições de ter uma ceia, pois tem outras prioridades, como contas para pagar. Eu e meus dois filhos teremos esta ceia graças ao trabalho que o Restaurante Popular entrega, que é tão importante, não só para mim, mas para todas as famílias que são ajudadas", opina.
Luiz Cesar de Camargo, também do Campos da Serra, estava acompanhado da esposa e da neta.
"Acho que é uma ação muito importante, termos este alimento. Na noite de Natal estaremos em seis pessoas à mesa e, graças a Deus, temos esta ceia".
Sebastião Daniel, presidente da Associação União dos Catadores Legais, recebeu as ceias na sede da instituição, no Bairro Reolon.
"Essa ação vai fazer muita diferença para a comunidade, pois todos que trabalham conosco no dia a dia têm dificuldades, têm filhos para alimentar. Estas ceias farão a diferença neste Natal. Cerca de 40 pessoas terão um final de ano bem melhor", acredita.
Leia também:
Mazelas vividas por Jesus
Prefeitura de Caxias orienta população que atualize vacina contra covid
Agroindústria é inaugurada na Linha São Paulo, interior de Caxias
Assinado contrato de concessão de rodovias da Serra e do Vale do Caí
Congresso aprova salário mínimo de R$1.320 para 2023
Tags:
Solidariedade Restaurante Popular entrega ceias Natal Caxias do Sul